terça-feira, 17 de abril de 2012

A responsabilidade da FUNDEMA com os animais

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) possui diversas ações relacionadas aos cuidados com os animais de Caçador. E diferentemente do que grande parte da população acredita a FUNDEMA não recolhe os animais de ruas, mas desenvolve atividades para que estes possuam um lar, com carinho, atenção e cuidados.
Entre as atividades que a FUNDEMA realiza com os animais está o controle de zoonoses, que são as doenças de animais que podem ser transmitidas para o homem. Para isso a Fundação distribui vermifugos e medicação para sarna gratuitamente, buscando controlar estas doenças e não deixar que elas sejam transmitidas ao ser humano.  
São prestados também serviços de controle populacional de cães e gatos. Para isso uma das ações que a FUNDEMA realiza é a campanha de vacinação anticoncepcional nos bairros. Outra atuação desenvolvida que tem a parceira da Associação dos Amigos de Bichos de Casa (AABC), é a castração dos animais, na qual a associação paga para a prática destas que são realizadas apenas em animais encaminhados para a adoção através da FUNDEMA.
 “É importante frisar que a FUNDEMA não faz castração de animais da população em geral. Existe um projeto para ampliar este serviço, que irá contemplar animais da população mais carente do município, porém este ainda não esta implantado”, relata Carla Alessandra Demantova, veterinária da FUNDEMA.
Nas ações de resgates, novamente volta-se a frisar que a FUNDEMA não recolhe animais de maneira nenhuma. O resgate funciona com os animais de ruas, que estão doentes ou foram atropelados, porém isso só é realizado se alguém da comunidade se responsabilizar em ficar com o animal durante o tratamento. “Quando se trata de doença e a FUNDEMA tem o remédio para o tratamento, este é realizado de forma gratuita e quando não tem a medicação, esta é prescrita sendo de responsabilidade do guardião adquiri-la e administrá-la”, relata a veterinária.
Se a pessoa que solicitou os serviços da FUNDEMA, não quiser ficar com o animal em definitivo, ela terá que abrigá-lo em caráter temporário, até adoção. “Infelizmente a FUNDEMA não pode abrigar todos os animais de rua, então é importante que a comunidade participe e ajude a diminuir o abandono deles. Com a determinação de que precisamos de alguém que cuide do animal até o seu restabelecimento, estaremos conscientizando a população de que os animais de companhia dependem do ser humano para prover muitas de suas necessidades básicas e de que a solução para o problema do abandono depende de todos nós, prefeitura e comunidade”, conclui Carla.

Reeducando e criando cidadãos melhores

A divisão de Educação Ambiental da FUNDEMA também está voltada no desenvolvimento de ações para os animais. Entre elas está o desenvolvimento de projetos em escolas e nas comunidades, a exemplo do “Amigo de quatro patas”.
“Com estes projetos buscamos firmar os conceitos do que é o animal, o respeito que eles precisam ter e as maneiras corretas de cuidá-los, para que assim as pessoas possam aprender a se colocar no lugar do animal e ver que ele também precisa de atenção”, relata a veterinária da FUNDEMA.
A FUNDEMA atende todas as comunidades que solicitarem palestras de conscientização quanto aos cuidados dos animais, além de também os desenvolve-los em escolas. “Explicar as crianças essas responsabilidades e respeito com o próximo, faz com que eles aprendam também a respeitar seus colegas, fazendo que assim sejam desenvolvidos cidadãos melhores”, conclui Carla. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário