segunda-feira, 16 de abril de 2012

A importância das plantas nativas para o Meio Ambiente

Produção de plantas nativas no horto Florestal

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) tem um projeto chamado “SOS Nascente” que tem a parceira com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Neste projeto são trabalhados a parte de recuperação de nascentes, das matas ciliares, além de envolver a Educação Ambiental e a construção de caxambu (que são sistemas de proteção de nascentes, desenvolvidas pela Epagri).
Para a realização deste projeto, a FUNDEMA produz, no horto florestal, diversas plantas nativas. Segundo Luiz Gustavo Palveski, diretor técnico da FUNDEMA, “as sementes para a produção delas são coletadas através de campanhas, onde a população pode trazer sementes na sede da Fundema, para a produção’, relata.
A coleta vem sendo realizada desde novembro de 2011, por isso diversas plantas nativas vem sendo produzidas desde então, entre elas estão: Ipê amarelo, Cereja, Pitanga, Guavirova, Inga, Guabiju, Araçá Amarelo, Araçá Vermelho, Imbuia, Espinheira Santa, Aroeira, Erva mate, Araucária e Goiaba. “A grande importância das plantas nativas é que elas auxiliam na recuperação da mata ciliar, do solo, principalmente em nascentes, em que quando presente estas plantas servem como barreiras, impedindo que a poluição chegue até a água e a contamine”, relata Luiz Gustavo.
Além disso, as plantas nativas também são distribuídas em eventos de Educação Ambiental, para também serem utilizadas no plantio destas áreas devastadas. “Em outros casos elas são vendidas, para ser plantadas em áreas fora do município de Caçador e também para pessoas que cometeram algum crime ambiental e precisam recuperar áreas devastadas. O dinheiro arrecadado com a venda destas plantas nativas auxiliam na compra de substratos, produtos químicos e adubos, para produção delas’, explica o diretor técnico.
Este ano a produção de plantas nativas passará de 40 mil mudas, sendo que a campanha de arrecadação de sementes continua. Então as pessoas que tiverem sementes nativas, independente destas serem frutíferas ou não, podem trazê-las na sede da FUNDEMA para a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário