segunda-feira, 9 de abril de 2012

FUNDEMA trabalha na organização e na conservação das ruas

O errado

O correto

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) está realizando a limpeza e a conscientização das pessoas quanto a organização e conservação das vias do município de Caçador.

Para isso vem sendo feito uma notificação aos moradores, que não estejam de acordo com as regulamentações da lei, explicadas através do Artigo 13 do Decreto 3.687 que regulamenta a lei 2.357 de 11 de agosto de 2006, que dispõe sobre a coleta, o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos no município, efetuando a adequação da lixeira de cada residência.

Esta notificação chega até cada morador com a explicação da lei e suas exigências. O Artigo 13 esclarece que “os resíduos sólidos domiciliares que serão coletados pelo serviço municipal, deverão ser armazenados em lixeiras apropriadas”, seguindo algumas especificações.

Entre as particularidades que a lei exige estão que, as lixeiras devem estar dentro dos limites da propriedade do cidadão, esta deve possuir um tamanho adequado, que possa comportar a quantidade de lixo que o residente possui, sendo que este recipiente deve ser de material lavável ou com fundo perfurado, para evitar o acúmulo de água.

Segundo, Gustavo Furlin, fiscal ambiental da Fundema, a maior irregularidade está no posicionamento das lixeiras, “a maioria das residências possui as lixeiras na calçada, o que não é correto, elas devem estar dentro das residências e não no passeio”, explica. Outro fator que também foi comentado é quanto as lixeiras públicas, que estão dispostas nas calçadas para uso dos pedestres e não para moradores ou condôminos depositar seus lixos residências, “estes devem possuir suas próprias lixeiras”, relata.

Segundo Vilmar José Carneiro, engenheiro agrônomo da Fundema o objetivo desta atividade é fazer com que “as pessoas se conscientizem que a limpeza da cidade começa pela maneira com que eles cuidam da retirada do lixo de suas casas”, relata.

“O objetivo é fazer com que está lei seja cumprida, pois este é um processo que auxilia na limpeza da cidade, mesmo porque há pontos da cidade em que ainda possui muito acúmulo de lixo sem a reciclagem e sem o devido cuidado que o cidadão precisa ter com estes materiais”, conclui Vilmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário