terça-feira, 10 de abril de 2012

FUNDEMA prepara canteiros para a chegada do inverno


Canteiro da safra de verão

Canteiro da safra de inverno de 2011

Assim como para as pessoas existem roupas adequadas para cada estação de ano, para o meio ambiente existem plantas adaptadas para determinadas temperaturas de cada estação.
Devido isso a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA), vem cuidando da plantação dos canteiros de Caçador todo ano. São realizadas duas safras por ano: a de verão e a de inverno.
Em novembro de 2011 os canteiros do município receberam as mudas de verão, mas como estas não suportam as temperaturas baixas do inverno, agora elas estão sendo retiradas para a chegada das mudas de inverno. Na última safra foram plantados cerca de 50 mil mudas, este ano serão acrescentadas mais 25 mil mudas, totalizando 75 mil mudas na safra de inverno.
Luiz Gustavo Pavelski, diretor técnico da FUNDEMA explica que “na última safra o que teve bastante destaque foi a rótula da rodoviária, que pela primeira vez teve o desenho totalmente preenchido, além é claro do embelezamento da cidade, pois faz com que as pessoas se sintam melhores em um local bonito e preservado”.
As mudas que fazem parte da safra de inverno são: amor perfeito, boca de leão, cravo, pêtunia, alissum, lobélia e também o repolho e o tomate ornamental, que será a novidade deste ano. “Estas plantas ornamentais, serão a tentativa deste ano, para avaliar como ela vai se comportar com as temperaturas. O repolho será exposto em três colorações diferentes, sendo elas vermelhas, rosas e brancas”, explica Luiz Gustavo.
O diretor também pede para que os munícipes cuidem dos locais “pois, ano passado teve casos de vandalismos, em que as pessoas arrancaram as plantas e as deixaram espalhadas pelos locais, disperdiçando o trabalho da Fundação e também um dinheiro dos cidadãos, pois isso é realizado através dos impostos pagos pela população caçadorense”, concluiu.

Repolho ornamental (novidade desta safra)


Mudas que aguardam a transferência para os canteiros da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário