sexta-feira, 20 de abril de 2012

COOCIMA auxilia e apresenta a importância da reciclagem


Que é importante reciclar, isso todo mundo sabe, mas realizar o ato da reciclagem, bem, isso infelizmente ainda não é comum. Em Caçador existe um local e pessoas responsáveis por toda a separação do lixo reciclável, esta se chama COOCIMA, uma Cooperativa que auxilia no desenvolvimento sustentável do nosso município.
A Cooperativa, Cidadania e Meio Ambiente (COOCIMA) possui uma parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA), e toda semana esta cooperativa passa em todos os bairros da cidade recolhendo das casas e edifícios os resíduos recicláveis de cada um. Segundo Vilmar José Carneiro, engenheiro agrônomo da FUNDEMA “a COOCIMA existe há sete anos e ela foi criada com o objetivo de fazer a reciclagem da cidade e auxiliar as pessoas que trabalhavam com carrinhos nas ruas”, explica.
Através de um trabalho de bem estar social, a COOCIMA conta com 32 cooperados, que trabalham durante todo o dia, reciclando e preservando o meio ambiente.  Ivete Soares, presidente da COOCIMA, explica o funcionamento da cooperativa, “o material recolhido que chega, é conduzido até a plataforma que segue para a esteira, local em que ele é separado”. Quando a COOCIMA foi fundada o material que chegava até ela era cerca de 14 toneladas, hoje ela trabalha com mais de 130 toneladas.
A COOCIMA recolhe materiais todos os dias, sendo que nos bairros e interior os dias são alternado, e no centro é recolhido todos os dias. “Todos os dias chega material, o pessoal cada vez mais esta separando o lixo reciclável do orgânico, e isso é muito bom, mais ainda há muito que fazer”, completa Ivete. O material que chega na cooperativa é separado de acordo com seu elemento, para que assim posteriormente ele seja prensado e vendido.
“É separado tudo, papel branco de papelão, caixas de leite, garrafas pet coloridas e transparentes, o vidro, lixo eletrônico, além do óleo”, relata Ivete. Apesar de grande parte dos materiais terem um destino, a presidente relata que o único que não possui um local determinado ainda é o vidro, “infelizmente não tem comércio de vidro, ele tem pouco valor e então a gente encontra bastante dificuldade de destinar ele”, explica.
Com uma grande estrutura, a cooperativa disponibiliza a seus cooperados refeitórios, banheiros com chuveiros e locais para descanso, “eles precisam descansar, afinal o trabalho deles é pesado e tem que haver uma forma de recompensar”, afirma a presidente, que explica também que a COOCIMA é de todos, “como uma cooperativa, não tem ninguém melhor que ninguém todos são iguais, todos são donos daqui e trabalham juntos para o bom desenvolvimento, eles sabem disso e nós sempre frisamos a importância deles na cooperativa”.
Além de Caçador, o trabalho de separação da COOCIMA percorre toda a região, na qual são entregues materiais para Lages, Herval Velho, Porto Vitória, Xanxerê, Joaçaba e Videira. A cooperativa realiza seu trabalho de forma esforçada e correta, e cada dia mais pede para que a comunidade também faça a sua parte. “Durante a separação ainda encontramos muito rejeito, que são os materiais não recicláveis, nosso trabalho com certeza será muito mais valorizado quando as pessoas começarem a separar corretamente o lixo e ajudar muito mais o nosso meio ambiente”, conclui Janete, presidente da cooperativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário