quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia dos Animais -O respeito do ser humano com eles


Independente de ser domesticado ou não, estar ao lado de um animal traz uma tranquilidade imensa. Gostando ou não de tê-los por perto, de alguma forma eles sempre estarão presentes na nossa vida como companhia ou como sobrevivência.
            Assim como cada ser humano é diferente um do outro, os animais também possuem suas diversidades. É importante que o homem saiba respeitar cada especificidade dos animais. Carla Demantova, veterinária da Fundação de Meio Ambiente (FUNDEMA), relata que a relação homem e animal existe há muitos séculos. “O homem sempre necessitou do animal para caçar, para ajudar nos trabalhos, se locomover, entre tantas outras atividades. Apesar da relação existir há muito tempo, a noção de respeito é algo que passou a ser desempenhada há poucos anos”, relata.
            Ela também explica que os direitos dos animais estão muito associados aos direitos humanos. “Respeitar os animais é respeitar suas diferenças. Cada um tem o seu habitat e muitas vezes eles podem ser agressivos e não ter uma visão de mundo igual a do homem. O que o ser humano precisa saber é que não se deve fazer ao animal o que ele não gostaria que fizessem com ele”.
            Assim como o respeito é importante, há também a questão de saber quais são as necessidades de cada animal. “Ao escolher ser um protetor, as pessoas precisam entender o que eles necessitam. Os animais precisam muito mais do que apenas água, comida e um local seco para dormir. Eles precisam de carinho, de atenção, de liberdade, exercícios, entre tantas outras coisas. Um pássaro não gosta de ficar preso, um cachorro adora sair para passear, então as pessoas precisam pensar nisso antes de decidirem ter um animal. É necessário dedicar um tempo para ele e atender o que cada espécie precisa, sem limitá-lo a viver e a desempenhar suas características”, acrescenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário