terça-feira, 16 de outubro de 2012

Águas de bicas são impróprias para consumo


Caçador possui cinco pontos na cidade, denominadas pela população de fontes de água potável, porém estas estão longe de serem propicias para consumo diário. Para descobrir se estas fontes são apropriadas para consumo, a Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) juntamente com o laboratório escolhido através de processo licitatório, avaliou estas fontes buscando saber a qualidade existente nelas.
            Segundo o Artigo 4º da Portaria MS Nº 2914 DE 12/12/2011, toda água destinada ao consumo humano proveniente de solução alternativa individual de abastecimento de água, independentemente da forma de acesso da população, está sujeita à vigilância da qualidade da água.
            As cinco bicas avaliadas estão localizadas no bairro dos Municípios, Nossa Senhora Salete, Gioppo, Rancho Fundo e Castelhano. Todos os locais avaliados apresentaram contaminação. “A água extraída destas bicas apresentaram contaminações, que impossibilitam o consumo diário, pois as substâncias encontradas nelas podem gerar graves doenças a população”, relata Mariana Soares, funcionária da FUNDEMA.
            A bica do Bairro Nossa Senhora Salete apresentou na água coliformes totais. A bica do Castelhano alegou coliformes totais e fecais. A do Rancho Fundo apresentou um alto volume de acidez e coliformes totais. A bica localizada no Bairro Gioppo apresentou a contaminação de manganês, turbidez e coliformes totais e fecais. E a do Bairro dos Municípios contestou coliformes totais e fecais.
            Devido a comprovação de que as águas são impróprias para o consumo, a FUNDEMA está confeccionando placas que serão colocadas, nestes locais, para orientar a população de que a água não é adequada. “A água destas bicas podem sem utilizadas para lavar roupa, calçada, entre outras, porém não devem ser consumidas”, relata Luiz Gustavo, presidente da FUNDEMA.

Bica do Bairro Nossa Senhora Salete

Bica do Bairro Rancho Fundo

Bica do Bairro Gioppo



Nenhum comentário:

Postar um comentário