quinta-feira, 24 de maio de 2012

População precisa se habituar a realizar separação correta




Em abril a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUNDEMA) iniciou um estudo de caracterização gravimétrica, para o Plano de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Este estudo é realizado no Aterro Sanitário de Caçador, no qual é feito a separação de cada tipo de resíduo que chega no local, para poder relacionar a porcentagem de todos os materiais em peso de cada bairro. O objetivo deste estudo é ampliar as políticas de educação ambiental, para dar o porte necessário de conscientização a cada comunidade.  
Segundo Raquel Gomes de Almeida, integrante da equipe da FUNDEMA, “a caracterização gravimétrica faz parte do plano de gerenciamento que esta sendo realizado pelo município, através deste estudo será possivel obter informações sobre o potencial de aproveitamento dos materiais e a quantidade de resíduos gerados em cada bairro do municipio”, explica.  
Em um mês de estudo a equipe da FUNDEMA observou que ainda há muita mistura de materiais recicláveis e não reciclaveis. Esse fato ocorre por dois motivos: a falta de conscientização ambiental, em não seprar o lixo reciclavel do não reciclável e a falta de conhecimento da população sobre os horários da coleta seletiva.
Pilhas, material que não pode ser direcionado para o aterro

Materiais hospitalares que devem ser encaminhados
para lugares específicos e não para o o aterro

Materiais eletrônicos
Lâmpadas

Raquel explica que os materias recicláveis são encontrados, diversas vezes, em sacolas separadas, o que mostra que existe uma conscietização, porém existe uma falta de organização quando ao destino final deste material. Como exemplo é citado a coleta no centro. “O caminhão da coleta convencional, passa no período da noite e da coleta seletiva passa na sexta-feira, pela manhã, então se o reciclável for colocado na quinta-feira a noite, quem vai recolher vai ser o da coleta convencional e não da coleta seletiva. A população deve ficar atenta aos horários da coleta”, afirma.
Além da mistura destes materiais são encontrados também, embalagens comrestos de combustíveis, materiais eletronicos e de saúde, os quais não dever ser levados para o aterro. “Então é importante que as pessoas saibam, além dos horários da coleta, os destinos corretos para certos materiais, o que auxiliará na educação ambiental do municipio e no respeito com o meio ambiente”, conclui.
O estudo será realizado até o mês de junho, pois o prazo para a entrega do Plano é até o mês de agosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário