segunda-feira, 7 de maio de 2012

A estação de tratamento de esgoto


Construída a partir de 2008 a Estação de tratamento de esgoto do loteamento Ulisses Guimarães vem servindo de exemplo para os outros município de Santa Catarina. Apesar de atingir apenas 2% da população caçadorenses a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Caçador (FUNDEMA) vêm estudando possibilidade de ampliar as ligações e aos poucos ir abrangendo o restante da cidade.
            A estação possui um sistema biodísco, uma tecnologia alemã, na qual os discos promovem a oxigenação e desenvolvimento de bactérias que realizam o tratamento biológico do esgoto. Pedro Masiero, engenheiro civil da FUNDEMA explica que apenas Lages e Caçador possuem um sistema de tratamento de esgoto como esse, “foram investidos ao todo cerca de R$1,5 milhão, o que auxiliou no término de esgoto a céu aberto no loteamento, pois o sistema atende cerca de 350 famílias”.
            Após o tratamento a água segue para o rio Castelhano, onde percorrerá seu caminho e em seguida entrará nas residências do loteamento. “A estação apresenta 90% de eficiência no município. Apesar dela atingir uma pequena porcentagem da população, este representa um primeiro passo no tratamento de esgoto e de água. A princípio ela atende apenas a Ulisses Guimarães, mas logo será realizado a ligação da estação com o Bairro Santa Terezinha”, conclui Pedro.  





A água após o tratamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário