A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral.
O uso indevido do solo e de técnicas atrasadas na agricultura, os desmatamentos, as queimadas, o lixo, os esgotos, a chuva ácida, o efeito estufa, e a mineração são agentes causadores deste tipo de poluição.
Nas áreas rurais, a contaminação do solo ocorre principalmente pelo uso indevido dos agrotóxicos. O uso de doses inadequadas, intervalos muito curtos entre as aplicações, etc, acabam por envenenar o solo, tornando-o improdutivo, aumentando o processo de erosão e desertificação, e possibilitando o aparecimento de pragas resistentes ao produto utilizado.
Já nas cidades o maior poluidor é o lixo gerado pela população, mesmo quando é levado para os aterros sanitários. Se a área do aterro não for devidamente isolada com telas impermeáveis, o chorume (subproduto líquido da decomposição do lixo) pode entrar em contato com o solo, contaminando-o e podendo chegar até mesmo aos lençois freáticos no subsolo.
Para defender e preservar a qualidade do solo devemos:
- Tratar lixo e resíduos domésticos e industriais.
- Colocar o lixo nos recipientes próprios.
- Proteger as florestas.
- Utilizar sempre que possível materiais reciclados e preferir produtos ecológicos.
- Fazer a separação do lixo reciclável.
- Cultivar organicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário