A água sempre foi utilizada pelos seres humanos como recurso, seja para o próprio consumo ou fontes de alimentos. O estabelecimento de um grupo de pessoas em um local era determinado em grande parte pela presença de água nas proximidades, tornando-a um dos recursos mais utilizados pela humanidade.
A água potável é aquela que na linguagem comum chamamos de água pura e que para ser bebida por nós, deve ser clara, fresca e inodora. É água livre de materiais tóxicos e microorganismos que prejudiquem nossa saúde.
A sua poluição, indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta (consumo) ou indireta (nas indústrias e agricultura).
Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde da retirada dos rios até a chegada nas residências urbanas ou rurais.
As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.
O que você pode fazer para ajudar?
- Não jogue óleo de frituras de comida em pias ou na privada pois, além de causar entupimentos, dificulta o tratamento do esgoto;
- Não jogue lixo no vaso sanitário como fio dental, absorventes femeninos e cabelos – isso evita entupimento;
- Não exagere no uso de produtos de limpeza, como a água sanitária que contém cloro. Use com moderação, de acordo com as recomendações dos fabricantes;
- Utilize sabão e detergentes biodegradáveis;
- Armazenar e dispor de produtos químicos domésticos corretamente. Leve tintas, solventes, produtos de limpeza e pesticidas para locais de coleta.
- Verifique se há vazamento de fluido no seu carro e recicle o óleo do motor.
- Nunca jogue nada nas calhas e não jogue lixo em lugares públicos. Tudo o que você vê na rua pode ser carregado até os canais de água.
- Em gramados e jardins, use fertilizantes moderadamente, e evite pesticidas nocivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário