terça-feira, 9 de agosto de 2011

Poluição Atmosférica

A poluição do ar é conseqüência, na maioria dos casos, das ações humanas e atingem todos os seres humanos do planeta, ou seja, estamos cavando a nossa própria cova. 


Por ano estima-se que 3 milhões de pessoas morrem no mundo devido os efeitos da poluição atmosférica, isso representa 3 vezes o número de óbitos por acidente de trânsito no mundo. E essa poluição não está apenas relacionadas às nossas empresas, uma família de classe média produz por ano mais de 1 tonelada de dióxido de carbono, o que daria para encher 12 automóveis.

As mudanças na atmosfera causam impactos a nível ambiental e na saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico e energia.

Atualmente a poluição gerada nos centros urbanos são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos lançam um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes em grande parte das economias do mundo.

Além desses danos diretos, a geração desses gases contribuem com o efeito estufa, que já ocasionou um aumento na temperatura da terra de 0,8C em média desde a revolução industrial. Fato esse que gera inúmeras conseqüências, mas essas são assuntos para outra matéria.

O importante é tomarmos medidas urgentes para diminuirmos essa poluição, e essas medidas podem vir de sua própria casa. Como? O que você acha de aproveitar a chegada da primavera e ir de bicicleta para o trabalho? Ou então combinar carona com os amigos e colegas de trabalho ou da escola?

O Meio Ambiente precisa de nossa ajuda, o que você pode fazer por ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário