quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Filhotes Atirados no Rio

No último domingo pela manhã, o Srº Vanderlei Alves foi acordado pelo barulho que os cães da vizinhança faziam. Ao olhar pela janela viu um indivíduo atirar um saco no rio e sair em disparada em um gol vermelho.

Vandelei ouviu então o choro dos filhotes que estavam dentro do saco.

Vilmar e sua filha Luana.
Apesar do frio e da forte correnteza, ele e sua filha Luana entraram na água para tentar salvar os pobres cachorrinhos. Eram seis ao todo. Recém-nascidos e ainda com o cordão umbilical. Dois já estavam mortos.

Com o auxílio de sua família, Vanderlei secou, aqueceu e passou todo o domingo tentando alimentá-los. Na segunda-feira levou os dois cachorrinhos que ainda estavam vivos até a FUNDEMA.

Na FUNDEMA foi providenciado leite adequado e, com a ajuda de toda a equipe, os filhotes foram alimentados de 2 em 2 horas e aquecidos, até que foi encontrada uma cadela que estava amamentando e os aceitou como seus.

Filhotes ao chegarem na FUNDEMA. Um já estava morto.
Infelizmente, devido a complicações respiratórias decorrentes do frio e do quase afogamento, nenhum dos caezinhos sobreviveu.

O que leva uma criatura, que se diz humana, a atirar 6 seres vivos, que sentem e sofrem, para a morte certa dentro de um rio? Que tipo de monstro sem consciência se livra de recém-nascidos por pura comodidade? Porque esta "pessoa" não cuidou para que sua cadela não cruzasse?

Qualquer proprietário responsável sabe que existem várias maneiras de se previnir uma gestação em seus animais de estimação. O animal pode ser mantido isolado durante o período de cio, pode-se utilizar a injeção anticoncepcional, que inclusive é distribuída gratuitamente pela FUNDEMA, ou, o melhor método, pode-se realizar a castração cirúrgica. 

Se, apesar dos cuidados, a cadela acabar fugindo e cruzando, os filhotes podem ser doados. É fácil doar filhotinhos. A FUNDEMA e vários veículos de comunicação do município divulgam e ajudam pessoas a encontrar novos lares para filhotes e adultos.

Por tudo isso, o ato hediondo praticado neste final de semana não possui justificativa. Temos pena da cadela que ainda se encontra nas mãos desse covarde, e que provavelmente terá outra ninhada daqui a seis meses só para ver seus filhotes lhe serem arrancados e sacrificados sem piedade.

A comunidade caçadorense não pode ser conivente com estes atos. Devemos ficar atentos para identificar quem comete essas barbaridades e levá-los à justiça. Maus tratos a animais é crime! 

Esperamos que cada vez mais pessoas  possam se espelhar no exemplo de altruísmo e humanidade do Srº Vanderlei e de sua família, e que logo chegue o dia em que o respeito a todos os seres vivos se torne a regra ao invés da exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário