quinta-feira, 27 de junho de 2013

Perimetral Norte SC-350 esta como pontos irregulares de descarte de resíduos.

Atualmente pontos irregulares de descarte de resíduos (lixo) vêm sendo um dos principais problemas com destinação inadequada de resíduos sólidos no Município de Caçador. Nesta terça-feira, 26 de junho foi realizada uma vistoria na perimetral norte (SC-350). Sendo que no final da semana anterior foram coletados os resíduos que estavam na perimetral e destinados ao Aterro sanitário municipal. Na vistoria foi diagnosticado que toda a perimetral está sendo utilizada para o descarte dos mais variados tipos de resíduos.

Os principais resíduos encontrados foram de construção civil, pneus, papel, plástico, metal, vidros de carros, cadáveres de cachorros, roupas, material eletrônico e restos de poda de jardins.
A perimetral localiza-se perto de córregos e estes por sua vez, são afluentes do Rio Do Peixe, deste modo muitos resíduos estão sendo levados pela água da chuva para Rio poluindo-o.

Alguns desses resíduos necessitam de muito tempo para se decompor, por exemplo, metal e plástico necessitam de aproximadamente 100 anos, pneus não tem um prazo determinado para decomporem-se totalmente, vidro 1 milhão de anos, papel 6 anos, alumínio 600 anos, roupas e panos 6 meses exemplo dos principais resíduos encontrados nessa área.
No ano 2008 instituiu-se a Cooperativa Cidadania e Meio Ambiente  (COOCIMA), assim desenvolvendo a coleta seletiva para que resíduos sólidos tenham a destinação correta. Mas por falta de conscientização muitos moradores estão denegrindo a parte visual da cidade. Assim, muitos resíduos que podem ser reciclados estão sendo destinados em áreas não apropriadas. Sendo que além de poluir o meio ambiente pode tornar-se perigoso para a segurança da população por se tratar de uma perimetral.


Em sacos de lixo que estavam junto aos resíduos domésticos e comerciais na perimetral foram encontrados contas de água e luz, além de tarifas de bancos, exames médicos e notas fiscais. Por esta razão a Fundema já está realizando a notificação para as pessoas cujos nomes foram encontrados no local para esclarecerem a razão destes resíduos estarem na perimetral. Com essa identificação serão tomadas as providências cabíveis.

A Fundema está fazendo uma fiscalização de todos os locais de descarte, para evitar esse tipo  de despejo. Por isso pedimos à população para que nos ajude, realizando denúncias (anônima ou não), através do telefone (49) 3567-2880, para que possamos identificar os responsáveis por tal ato e tomar as devidas providências. E pedimos também para que a população não torne essa prática irresponsável e prejudicial ao nosso planeta um hábito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário