quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Plano Municipal de Resíduos Sólidos

No início dessa semana, segunda-feira (27), a equipe técnica da Fundação reuniu-se com o prefeito de Caçador, Imar Rocha e representantes da ACIC e CDL para discutir sobre a geração de resíduos sólidos pela indústria e comércio Caçadorense.


Atualmente esses estabelecimentos participam da coleta seletiva realizada no município, porém alguns estabelecimentos ainda precisam de algumas adequações quanto à disposição do material e o horário para o mesmo.

O sistema de coleta seletiva está bastante difundido entre a população Caçadorense, que tem contribuído com o meio ambiente, retirando mais de 100 toneladas de material reciclável por mês através dessa coleta. A FUNDEMA solicita que a população continue essa separação, aumentando assim a vida útil do aterro sanitário, além de permitir uma renda aos colaboradores da cooperativa do Município.

Nessa etapa, os esforços estão sendo concentrados para os resíduos sólidos:
I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
II - pilhas e baterias;
III - pneus;
IV - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
V - lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
VI - produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Esses, de acordo com o art. 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305/10), devem ser devolvidos após o uso pelo consumidor para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, que são obrigados a implementar um sistema de logística reversa.

Com essa reunião, a FUNDEMA repassou para as instituições que estiveram presentes, essa exigência legal, e agora iniciará uma discussão com os membros para definir como será aplicada essa lei no município e como os estabelecimentos se organizarão para se adequarem com a legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário