terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FUNDEMA Inicia Capina Mecânica nas Ruas da Cidade


Minicarregadeira com capinadeira acoplada.
Devido à proibição da capina química em áreas urbanas (Lei 6288/02) as prefeituras estão buscando alternativas para evitar o crescimento de mato nas ruas, principalmente as de calçamento.

Tentando resolver esse problema no município de Caçador a Fundação Municipal do Meio Ambiente locou uma máquina para realizar a capina mecânica nas ruas da cidade. Esse equipamento é composto por dois implementos, o primeiro é uma capinadeira composta por uma escova de aço, que ao girar em alta rotação arranca a vegetação presente na rua, e o segundo é uma vassoura que limpa as ruas após a capina.

O trabalho está sendo realizado por duas equipes em dois turnos: o primeiro das 07 às 13 horas e o segundo das 13 às 19 horas. Cada equipe é formada por um operador para o equipamento, outro para o veículo de apoio que carrega os implementos e transporta o material varrido, e um terceiro que é responsável pelo acabamento das ruas e varrição das calçadas.

Devido ao alto rendimento da máquina, que consegue realizar o mesmo serviço em menos tempo do que pelo método manual, foi aprovada na última reunião do conselho da FUNSAN a aquisição de um equipamento similar ao locado que ficará sobre a responsabilidade da FUNDEMA. Durante a fase de licitação do equipamento novo, o serviço continuará a ser feito pela máquina locada.
Para que a máquina possa realizar a limpeza, as ruas necessitam ser fechadas, evitando que possíveis detritos atinjam veículos e pedestres que estejam passando pelo local. Por isso a FUNDEMA pede a compreensão e paciência da comunidade.

Além disso, informamos que a programação para as próximas ruas será feita de acordo com a situação atual das mesmas e do fluxo de veículos que passam no local, um a vez que, as ruas mais movimentadas possuem um menor crescimento de vegetação. 

Rua  Campos Novos durante e após a limpeza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário