sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Descontaminação das lâmpadas ocorrerá na terça-feira

Na próxima terça-feira (25) a FUNDEMA estará recebendo a empresa REALTEC RECICLAGEM de Concórdia, que estará descontaminando, no período matutino, as lâmpadas coletadas na campanha e-lixo realizado até o mês passado.

Para fazer a separação de todo o material composto em uma lâmpada fluorescente, será utilizado o Papa Lâmpadas, equipamento de tecnologia nacional. O primeiro estágio da separação ocorre no tambor, onde fica depositado o alumínio, o vidro e uma quantidade de pó. Nos filtros, são retidas as partículas menores de pó de fósforo e mercúrio. Depois do processo de purificação, é enviado para uma empresa que faz a separação do pó de fósforo, do vidro e do alumínio, onde todo o material é 100% reaproveitável. O equipamento retém 99,96% de todos os gases tóxicos existentes em uma lâmpada.

É importante que a população envie esse tipo de material para o vendedor, atendendo a política da logística reversa (12.305/10) que obriga os vendedores a receberem novamente pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, todos os tipos de lâmpadas e produtos eletrônicos, para uma destinação correta. Essa atitude evita, que esse material seja jogado nas lixeiras. Para se ter uma idéia, se as lâmpadas forem quebradas no meio ambiente, tanto o gás de mercúrio, como o pó de fósforo podem contaminar um raio de até 300 km.

Durante os três meses de recolhimento de lâmpadas nos diversos pontos de coleta no município de Caçador, mais de 6 mil lâmpadas foram armazenadas na FUNDEMA para receberem essa destinação correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário