Ser um consumidor consciente não significa simplesmente deixar de comprar. Mas, sim saber como comprar. As pessoas precisam consumir diferente, comprando apenas produtos que realmente são necessários para seu bem-estar.
O consumo consciente também é consumir solidariamente e sustentavelmente. O primeiro buscando os impactos positivos do consumo para o bem-estar da sociedade. E o segundo, deixando um ambiente melhor para as próximas gerações. Para alcançarmos um consumo consciente da melhor forma possível, separamos 5 passos, que estão descritos a seguir:
- Planeje suas compras
A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Para não ser impulsivo, faça um planejamento antecipado e, com isso, compre menos e melhor, e ainda economize na hora de pagar sua conta.
- Avalie os impactos do seu consumo
Leve em consideração sua saúde, seu bolso, sua qualidade de vida, o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas. É possível manter sua qualidade de vida cortando o desperdício.
- Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez aquilo que você pode consertar, transformar e reutilizar. A reutilização dos produtos sai mais barato tanto para você como também para o nosso planeta.
- Separe seu lixo
Ao reciclar o lixo, contribuímos para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. Além disso, você diminui o lixo que vai para os aterros.
- Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Mobilize seus familiares, seus amigos, seus vizinhos. Quanto mais consumidores atentos existirem, mais as empresas serão cuidadosas e todos ganham.
Nenhum comentário:
Postar um comentário