quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Continua a Campanha de Coleta de Sementes

A FUNDEMA começou nesse mês a coleta de sementes de diversas espécies nativas, para a produção das mudas para as atividades de 2012. Até o momento foram semeadas cinco espécies no Horto Florestal, como: ipê amarelo, cereja, guavirova, pitanga e vacum. Essas mudas serão utilizadas para as atividades de educação ambiental, campanhas, enriquecimento de APPs e arborização urbana.

Figura 1. Germinação do ipê-amarelo com 7 dias

Além das espécies supracitadas, que estão em frutificação nesse período, também existem outras espécies que apresentam a maturação nessa estação, como: Aroeira-vermelha, aroeira-salsa, araçás, guabiju, ingá, uvaia, sete-capote, vassourão-branco, vassourão-preto, cambará, goiaba-serrana, capororoca, erva-mate, pinheiro-bravo, imbuia, canelas, entre outras. A FUNDEMA lembra que pode ser doado qualquer quantidade de sementes, independente da espécie.


Figura 2. Coleta de frutos de guavirova

Agradecemos aos munícipes que já estão participando e informamos a quem ainda queira participar, que podem doar as sementes na FUNDEMA ou ligar (3567-2880) para agendar uma visita dos colaboradores para a coleta. Em contrapartida, essas pessoas podem ser agraciadas com algumas mudas de árvores ou de flores, dependendo da disponibilidade das mesmas.

Um comentário:

  1. Hola, felicitaciones por tan altruista proyecto, ¿podríamos intercambiar semillas de frutales nativos? Abrazo

    ResponderExcluir