sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Fundema recebe caminhão para o SOS Nascentes

Fonte: Imprensa Prefeitura de Caçador

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) recebeu nesta sexta-feira (28) mais um veículo visando as ações no município. O prefeito Beto Comazzetto fez a entrega das chaves ao presidente Luiz Gustavo Pavelski e o caminhão basculante que teve investimento da Prefeitura de Caçador na ordem de R$ 195 mil, irá atuar no projeto SOS Nascentes.


Palveski explica que o basculante irá realizar o transporte de todo o material necessário para a proteção das fontes estilo caxambú no interior do município, como concreto e tubulações, que servem para preservar nascentes de água, mantendo-as livres de contaminação com matéria orgânica. “O projeto SOS Nascentes está conquistando bons resultados e estamos executando em média 50 caxambús por semestre em parceria com a Epagri”, comenta, ressaltando que o veículo também transportará mudas que estão sendo plantadas para recuperação de mata ciliar e ainda carregamento das cercas instaladas nas áreas.

“A equipe da Fundema vem desempenhando um importante papel no centro urbano de Caçador com o plantio de flores além das manutenções e revitalizações de jardins, praças e canterios. E este projeto SOS Nascente é outra frente de trabalho que atua diretamente com as famílias do campo fazendo algo muito importante, preservando nascentes de água para que os moradores tenham sempre uma fonte limpa e própria para o consumo”, destaca o prefeito Beto Comazzetto.

Intensifica-se a fiscalização em terrenos baldios

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) intensificou nas últimas semanas a fiscalização em terrenos baldios no perímetro urbano de Caçador. O objetivo dessa ação é deixar a cidade mais bonita, melhorando a visibilidade nos bairros da cidade, evitando a proliferação de animais peçonhentos e ainda inibindo a utilização desses locais para despejo de lixo.


Assim como ocorre em todos os anos, a aproximação do verão faz com que o mato dos terrenos baldios cresça, gerando transtornos para a vizinhança. Devido a isso, a Fundação solicita que os proprietários promovam as roçadas onde o mato está alto, evitando notificações e posterior multa.

De acordo com Luiz Gustavo Pavelski, presidente da Fundema, poucos são os casos em que as multas estão sendo necessárias. “Os proprietários estão promovendo as roçadas. Nosso alerta é para que os proprietários ainda não notificados realizem as limpezas por iniciativa própria, mantendo suas propriedades limpas, evitando assim contratempos com notificações.”, explica Pavelski.


Para auxiliar nesse trabalho, a Fundema solicita que a população Caçadorense denuncie os terrenos com mato alto e sem cuidados, além de depósitos irregulares de resíduos, através do telefone 3567 2880 ou 3567 2344. Após denuncia, o mesmo passará por uma fiscalização e, confirmado o problema, o proprietário será notificado com prazo de 15 dias para a realização da limpeza.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Gatinha para Adoção

Esta pequena foi abandonada dentro do Pátio da FUNDEMA e está em busca de um novo lar!
Tem cerca de 40 dias e é muito dócil.
É saudável e já foi desverminada.
Interessados favor entrar em contato com a Fundação, através do fone 3657-2880.


Vale ressaltar que abandono é CRIME, previsto pela Lei nº 9.605 Art.32.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Instalação de Placas "Proibido Jogar Lixo"

Nesta semana, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUNDEMA), realizou a instalação de placas educativas em pontos de descarte irregular de resíduos no interior do município de Caçador. Dentre estes pontos, pode-se destacar a Perimetral Norte, Linha Caixa D’água e Cerro Branco, onde existe grande volume de material.

Cerro Branco

A limpeza destes locais será realizada nas próximas semanas, e pede-se a colaboração da população para manter estes locais preservados.

Vale ressaltar que a maioria destes materiais pode ser reaproveitada. Os resíduos recicláveis, podem ser encaminhados para a cooperativa de reciclagem. Os pneus devem ser devolvidos aos locais onde foram adquiridos. Roupas e calçados, se em bom estado de conservação, podem ser doados à secretaria de Bem Estar e demais instituições de caridade. 

Pedimos o apoio da população no sentido de não jogar sacos ou sacola de lixo em terrenos baldios ou propriedades rurais, pois isso pode gerar grandes problemas tais como: morte de animais pela ingestão de plástico ou outros materiais contaminados, contaminação do solo, proliferação de ratos, baratas e insetos. 
  
Linha Caixa D'água

Filhotes para Adoção

Estas pequenas estão em busca de um novo lar!
São 6 fêmeas muito saudáveis e brincalhonas.
Serão de porte médio.
Interessados, favor entrar em contato com Camila: 9965:5494


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Continua a Coleta de Sementes no Município de Caçador

Sementes de Ipê-Amarelo
A FUNDEMA começou nesse mês a coleta de sementes de diversas espécies nativas, para a produção das mudas para as atividades de 2015. Até o momento foram semeadas três espécies no Horto Florestal, como: ipê amarelo, cereja, pitanga. Essas mudas serão utilizadas para as atividades de educação ambiental, campanhas, enriquecimento de APPs e arborização urbana.

Mudas de Goiaba Serrana - Coletadas em 2014
Além das espécies supracitadas, que estão em frutificação nesse período, também existem outras espécies que apresentam a maturação nessa estação, como: Aroeira-vermelha, aroeira-salsa, araçás, guabiju, ingá, uvaia, sete-capote, vassourão-branco, vassourão-preto, cambará, goiaba-serrana, capororoca, erva-mate, pinheiro-bravo, imbuia, canelas, entre outras. A FUNDEMA lembra que pode ser doado qualquer quantidade de sementes, independente da espécie.

Agradecemos aos munícipes que já estão participando e informamos a quem ainda queira participar, que podem doar as sementes na FUNDEMA ou ligar (3567-2880) para agendar uma visita dos colaboradores para a coleta. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Fundema recebe dois novos caminhões

Fonte: Imprensa Prefeitura de Caçador

Nesta segunda-feira (10) o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Luiz Gustavo Pavelski recebeu do prefeito de Caçador, Beto Comazzetto, as chaves de mais dois caminhões basculantes para os trabalhos no município, com investimento total na ordem de R$ 278 mil através do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental (Funsan).


De acordo com Pavelski os caminhões irão atuar em serviços urbanos como a limpeza de bocas de lobo e ainda no saneamento básico nas obras de manutenção e construção de novas redes, como é o caso do programa Asfalto para Todos. “São dois veículos importantes que irão transportar os materiais utilizados nos serviços, dando agilidade aos trabalhos”.

O prefeito Beto Comazzetto novamente falou sobre os investimentos em máquinas e veículos. “Há poucos dias entregamos as chaves de dois novos veículos para o programa TFD da Secretaria da Saúde e anteriormente entregamos novas máquinas para a Secretaria de Infraestrutura, que já estão atuando no município. Sem contar os veículos novos para Dittesc e Educação. Dessa forma conseguimos dar melhor logística e ampliar a atuação em Caçador nos diversos setores, pois todos possuem sua importância para o desenvolvimento do município através as ações da Prefeitura”.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Campanha de Coleta de Sementes 2014-2015

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) lança agora no mês de Novembro uma nova campanha de coleta de sementes e frutos no município de Caçador-SC e região. As principais espécies coletadas a partir desse mês são: Cereja, Pitanga, Ipê-Amarelo, Espinheira-Santa, Vassourão-Preto, Pimenteira, Copororoca, Guamirim e Vacum.

Essa ação objetiva a coleta de sementes de espécies nativas da nossa região, para a produção de novas mudas para os próximos anos. Essas são utilizadas no paisagismo das praças, jardins, ambientes escolares, e outras atribuições da Fundema como educação ambiental, campanhas ambientais, enriquecimento de APP's e arborização urbana.
A produção de mudas nativas é fruto de um trabalho realizado junto com a comunidade, onde é feita a coleta das sementes e frutos maduros pela população, e posteriormente encaminhada para o Horto Florestal, onde uma equipe prepara as sementes para o plantio. As mesmas são plantadas em estufas, e após a germinação repicadas para recipientes individuais, esses podendo ser tubetes ou sacos plásticos. Nesse momento as mudas são acondicionadas em um viveiro com sombrite, onde permanecem até o momento do seu plantio definitivo.
No ano de 2014 a Fundema já realizou a doação de aproximadamente 11 mil mudas nativas para a comunidade local, e com a ampliação da capacidade de mudas, o objetivo passa a ser de produzir 30 mil mudas por ano. 
Para que essa produção seja alcançada, pedimos colaboração da população, informando à Fundema os locais aonde existam plantas frutificando, para que a equipe possa coletar as sementes e assim aumentar a quantidade de mudas e espécies disponíveis para a população. Pedimos aos participantes, que queiram colaborar, que entrem em contato com a Fundação para que as sementes sejam coletadas ou recolhidas logo após a coleta, para que a mesma não sofra danos por contaminação, assim tendo maior poder germinativo no plantio.
Estamos a disposição da população para o recebimento e recolhimento das sementes, assim como orientações e esclarecimentos. Quem tiver interesse em colaborar, favor entrar em contato pelos telefones (49) 3567-2880 ou (49) 35672344.