quarta-feira, 24 de julho de 2013

JULI - PARA ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Essa é a pequena Juli. No dia 13.07 ela foi atropelada na rodovia e não foi socorrida, nós a resgatamos, o impacto causou hemorragia. Ela foi tratada e graças a Deus está recuperada. É de pequeno porte, muito carinhosa e tranquila. Estamos a procura de uma família que lhe proporcione muito amor, paz e respeito, um lar com pátio fechado para ela brincar livre e feliz. INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO COM 9916-5515 / 8807-1776 / 8854-1910

sexta-feira, 19 de julho de 2013

FUNDEMA presente na IV Conferência Regional do Meio Ambiente

A Fundação Municipal do Meio Ambiente esteve presente na IV Conferência Regional do Meio Ambiente. O evento foi promovido pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Caçador, Concórdia, Seara e Videira, com o apoio da UNOESC, associações de municípios e sociedade em geral.
A conferência em sua quarta edição teve o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Participaram do evento os municípios que compõem a Região Hidrográfica III - Vale do Rio do Peixe.
A Conferência teve como foco os seguintes eixos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda e Educação Ambiental.
Na oportunidade, foram definidas 20 ações prioritárias e eleitos os delegados que representarão a região na Conferência Estadual do Meio Ambiente, nos dias 05 e 06 de Setembro, em Florianópolis. A etapa nacional será realizada entre os dias 24 a 27 de outubro, em Brasília.
Para o Presidente da FUNDEMA Luiz Gustavo Pavelski, a participação foi de extrema importância, para discussões das experiências entre os vários municípios da região, uma vez que alguns se destacam com programas ou políticas diferenciadas, que podem servir de exemplos para os outros, e a partir dessas, criar propostas para serem encaminhadas para a Conferência Estadual e posteriormente Nacional.
A conferência também nos serviu de base para comparações do nosso município com outros que ainda não possuem programas como o de Coleta Seletiva, já implantado em Caçador a mais de 10 anos e a coleta de óleo vegetal que foi implantada no ano passado e ocorre juntamente com a coleta seletiva.





quarta-feira, 10 de julho de 2013

Adoção Urgente!

Essa cadela está precisando urgente de um novo lar. 
Seu atual dono está com um problema sério de saúde e não tem como cuidar dela.
Ela muito dócil e brincalhona, e adora crianças!
Interessados entrar em contato com  Terezinha  no telefone 8828-1271.


Cão para adoção

Esse simpático cão está procurando um novo lar!
Ele é de porte médio e dócil.
Interessados entrar em contato com Aloir no cel. 8411-2631.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Fundema realiza doação de 2.474 mudas de espécies nativas nesse ano.


Entre as divisões de serviço prestado pela Fundema o Horto Florestal é responsável pela produção de mudas nativas, plantas ornamentais ou qualquer espécie de interesse para o município.
A produção de mudas nativas é fruto de um trabalho realizado junto com a comunidade, onde é feita a coleta das sementes quando a espécie esta produtiva, em seguida são levadas para secagem ao sol. Seu plantio ocorre em estufa, após a formação do broto  elas são transferidas para o viveiro em sacos apropriados para seu crescimento, até se desenvolver em tamanho ideal para plantio..
As doações de mudas ocorrem em diversas ações relacionadas com o meio ambiente ou eventos em que a Fundema é convidada para participar. A doação aos moradores de Caçador ocorre quando o morador vem na Fundema e descreve qual será o motivo do plantio, conforme analisado será autorizado à liberação das mudas.
O Viveiro da Fundema possui mais de 15.000 mudas de 20 espécies nativas. No ano de 2013 a Fundema realizou a doação de 2.474 mudas até a data de hoje.


O horto florestal tem como objetivo a recuperação de áreas degradas, de nascentes, das matas ciliares e principalmente proporcionar, com a doação de mudas, o aumento de áreas verdes no município de Caçador.
O horto florestal também possui viveiro para espécies ornamentais. Essas mudas não são doadas a comunidade, sendo utilizadas exclusivamente no paisagismo da cidade, onde proporcionar uma qualidade visual é essencial. A troca das espécies é realizada duas vezes ao ano, no inverno e no verão, pois muitas espécies não se adaptam a esses climas.
Maiores informações sobre doação de mudas nativas, ligar através do telefone (49) 3567-2880.