quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Escolas recebem premiação da Gincana do Projeto Paês


Na manhã desta quarta-feira (5) a sala de reuniões da Fundação de Meio Ambiente (FUNDEMA) foi palco da entrega da premiação ás escolas participantes da Gincana do Meio Ambiente do Projeto Paês. O primeiro lugar da competição ficou com as escolas Morada do Sol e Primeiros Passos que empatara na pontuação.
Durante o encontro foram abordadas possíveis mudanças para os próximos eventos, além de uma avaliação sobre a realização do projeto este ano. A Gincana que iniciou em junho e terminou em outubro foi composta por diversas atividades relacionadas à preservação e conscientização da importância do meio ambiente.
As escolas campeãs, Morada do Sol e Primeiros Passos, receberam como prêmio um Vídeo Game. Já as outras escolas participantes da gincana receberam em cheque os valores referentes ao material arrecadado na prova de coleta seletiva de materiais recicláveis.
Durante a entrega da premiação para as escolas campeãs, apenas a escola Morada do Sol esteve presente. O representante da escola Primeiros Passos não pode comparecer, sendo que o prêmio será entregue ainda esta semana a instituição.


O atendimento da FUNDEMA aos animais


A Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) possui entre as suas estruturas o setor de zoonoses, o qual é responsável pelo controle populacional dos animais de rua e o controle de doenças transmissíveis entre o animal e o homem. O atendimento veterinário aos animais de rua é um dos serviços mais prestado pela Fundação, e obedece regras específicas.
Ao contrário do que grande parte da população caçadorense pensa, a FUNDEMA não recolhe animais e também não presta atendimento a animais particulares. “Atendemos os animais abandonados de acordo com os recursos disponíveis da Fundação, dando prioridade aos casos de atropelamento e maus tratos”, explica Carla Demantova, veterinária da FUNDEMA.
O atendimento respeita o horário de funcionamento da FUNDEMA, não existindo plantão fora de horário e nos finais de semana. No caso de eventos ocorridos durante estes períodos a população deve procurar atendimento junto às clínicas veterinárias particulares do município e se responsabilizar pelos custos.
“Se todos nos unirmos e fizermos o que está ao nosso alcance, poderemos ajudar um número muito maior de animais abandonados. O serviço público sozinho não é capaz de atender a toda a demanda, por isso precisamos do auxílio da comunidade”, finaliza Carla.