sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FUNDEMA apresenta relatório anual 2012


Na tarde desta quinta-feira (29) a Fundação de Meio Ambiente (FUNDEMA) apresentou ao Conselho consultivo de saneamento o  relatório anual 2012 das atividades e investimentos executados durante o ano, com base nos recursos adquiridos do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental (FUNSAN).
A apresentação do Relatório anual foi realizada pelo presidente da FUNDEMA, Luiz Gustavo Pavelski, que juntamente com as atividades desenvolvidas discutiu pontos importantes sobre modernizações e possíveis mudanças para o próximo ano.
Entre os serviços realizados pela FUNDEMA estão: a limpeza pública, a drenagem pluvial, ligações de água, reparos asfálticos, estação de esgoto, fábrica de tubo e as aquisições de veículos e equipamentos para o auxílio no desenvolvimento dos trabalhos.
            Além dos investimentos realizados foram apresentados também os projetos em andamentos e as licitações já encaminhadas. Ao final da apresentação foram discutidos pontos negativos e positivos desempenhados na área de saneamento básico no município. Vilmar Carneiro, engenheiro da FUNDEMA, relatou como principal ponto positivo demonstrado pela Fundação “a capacidade em conseguir implantar o sistema de esgoto em Caçador de acordo com a realidade do município como pode ser visualizado no Bairro Martello”.
            O prefeito Imar Rocha, ressaltou quanto a organização que a FUNDEMA apresentou durante sua gestão. “O trabalho realizado pela FUNDEMA foi com transparência e honestidade, sendo que ela apresentou a importância dos trabalhos realizados com os investimentos feitos com o repasse dos dinheiros”, relata.
            Estiveram presentes na reunião, o presidente da FUNDENA, Luiz Gustavo Pavelski, Mariana Soares, Ivanir José Pagotto, Kellin Santos, o prefeito eleito, Gilberto Comazzetto, a secretária da Infraestrutura, Denise Chiarello, o engenheiro da FUNDEMA, Pedro Masiero, o representante da CASAN, Rodrigo Junior Crepaldi, o prefeito Imar Rocha, a presidente da COOCIMA, Ivete Soares, a vice-prefeita, Luciane Pereira, Roselaine Pereco e demais convidados da imprensa.  

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FUNDEMA e COOCIMA não recebem pilhas, baterias e outros materiais

A logística reversa estabelece que estes materiais devem ser devolvidos aos comerciantes e fabricantes dos mesmos, para que estes façam a destinação correta deles

Como parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, a logística reversa, que constitui em obrigações para que as empresas, governos e consumidores estejam comprometidos em viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos à empresas fabricantes, defende que alguns destes materiais precisam ser devolvidos aos comerciantes dos mesmo, para que estes devolvam as empresas fabricantes, responsáveis por dar o destino correto a eles.
            Em Caçador a Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) juntamente com a COOCIMA são os principais órgãos que trabalham com a destinação correta de materiais recicláveis ou não que compõe o PNRS. Porém alguns materiais deixaram de ser coletados pela FUNDEMA e COOCIMA, devido o decreto estabelecido pela logística reversa, como pilhas, baterias, lâmpadas, pneus, materiais eletrônicos, entre outros, os quais devem ser devolvidos aos comerciantes e fabricantes.

Luiz Gustavo Pavelski, presidente da FUNDEMA, explica que a desatenção no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, “desde contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente. Há alguns meses atrás a FUNDEMA recolhia estes materiais e dava destino certo para eles, porém com a determinação da logística reversa, estes materiais passam a ter que ser devolvidos aos vendedores e fabricantes, sendo que a responsabilidade de dar o destino correto passa a ser dele”.
A responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as pilhas após o uso é do fabricante. Portanto, os materiais usados devem ser entregues aos estabelecimentos que comercializam ou às assistências técnicas autorizadas, para que eles repassem os resíduos aos fabricantes ou importadoras. As pilhas, baterias, pneus,  lâmpadas, entre outros podem ser recicladas, reutilizadas, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente.
Sabendo do destino correto que estes materiais precisam ter, a FUNDEMA apesar de não mais recolher estes materiais, pede para que a população faça sua parte devolvendo-os para os comerciantes. “Todos os estabelecimentos que trabalham com estes materiais já foram informados quanto a esta determinação, sabendo que é responsabilidade deles recebê-los. Caso haja algum estabelecimento que não queira receber os materiais, o consumidor pode e deve fazer uma denúncia para a FUNDEMA, que nós iremos novamente orientá-los, quanto a sua responsabilidade”, conclui Luiz Gustavo.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Coleta de óleo e materiais recicláveis da FUNDEMA


A Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) está realizando a coleta de óleo de cozinha em bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Os comerciantes ou cidadãos que tiverem este resíduo podem ligar para a FUNDEMA e agendar a coleta. O armazenamento desde resíduo deve se em uma garrafa pet bem lacrada. Este material é encaminhado para uma empresa, a qual o destina para o fim correto. Os agendamentos devem ser feitos pelo fone: 3567-2880.
            Além da coleta de óleo a FUNDEMA chama a atenção para a coleta seletiva de materiais recicláveis. As empresas que tiverem muitos materiais também podem ligar para a FUNDEMA e agendar a coleta, pois isto evita que este excesso de material fique exposto por muito tempo na rua ou que ele tenha uma destinação incorreta. Abaixo segue os dias de coleta seletiva realizadas pela COOCIMA.




sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Trevo da rodoviária é preparado para receber flores


Durante esta semana o trevo da rodoviária foi preparado para receber o plantio das flores da safra de verão. A equipe da Fundação de Meio Ambiente (FUNDEMA) retirou as plantas da safra anterior e preparou a terra para a chegada das novas flores, que irão embelezar a cidade. Este ano as espécies plantadas serão: tagetão, sálvia, Alisson, petúnia, boca de leão e zínia, além das novidades como begônia, galhardia coleus e cineraria.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Infraestrutura realiza trabalhos no D.E.R. e Sorgatto


Durante esta semana as equipes da Secretaria de Infraestrutura estão nos Bairros D.E.R., Sorgatto e Martello realizando trocas de tubulações, drenagem pluvial e construindo meio-fio.
            No Bairro D.E.R a equipe está trocando a tubulação da rua João Bento Tristão. “Esta Rua está sendo preparada para ser asfaltada, sendo que nossa primeira tarefa é a troca de tubulação, para após isso jogar a base e iniciar o processo de reperfilamento da rua”, relata Denise Chiarello, secretária da Infraestrutura.
            Já no Bairro Sorgatto a rua Bélgica está recebendo uma tubulação, pois devido denúncias descobriu que uma parte da rua não a possuía. “Nesta rua a equipe esta construindo a que antes não existia e esta será ligada a já existente”, explica Denise.
            E no Bairro Martello, no loteamento Santa Teresinha, a equipe da infraestrutura está construindo meio-fios nas ruas que foram pavimentadas recentemente. “Os meio-fios no asfalto, impedem que a pista seja atingida pela erosão e ajuda a escorrer as águas das chuvas para fora do asfalto, fazendo com que não se formem buracos, que o principal destruidor do asfalto”, conclui a secretária. 




FUNDEMA realiza capina nos Bairros D.E.R e Reunidas


Quarta-feira (21) a Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) iniciou os trabalhos de capina de ruas nos Bairros D.E.R e Reunidas (Morro do Amor). O trabalho consiste em capinar os matos que estão invadindo calçadas e dando um aspecto não adequado para o local. O serviço é realizado pela Bob Cat, que utiliza a ferramenta vassoura para o desenvolvimento do trabalho.  



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ligação à rede de tratamento de esgoto


A Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) está construindo um canal de ligação para a Rede de tratamento de esgoto no loteamento Ulysses Guimarães. Este canal irá interligar as últimas casas que ainda não tem tratamento de esgoto. Segundo o engenheiro da FUNDEMA, Pedro Masiero até o final do mês os trabalhos estarão concluídos.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Flores de verão

As flores que irão embelezar o município neste verão estão cada dia mais lindas. O Horto Municipal está com as espécies de tagetão, sálvia, Alisson, petúnia, boca de leão e zínia preparadas para serem plantadas. Este ano as novidades serão as espécies de begônia, galhardia coleus e cineraria. Alguns trevos já receberam as flores e outros estão sendo preparados para a plantação.





segunda-feira, 12 de novembro de 2012

FUNDEMA adquire novo caminhão


A Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) adquiriu com recursos próprios, através do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental (FUNSAN), um Caminhão com tanque hidrojato.
O caminhão tem como suas principais funções: o transporte de água limpa, pois apresenta um tanque isolado e a realização da limpeza das tubulações entupidas e fossas. O veículo possui a capacidade hidrojateamento, podendo ser usado para desobstruir boca de lobo e tubulação de drenagem pluvial, como por exemplo nas novas redes de esgoto construídas no último ano no loteamento Santa Terezinha, no Bairro Martello e a rede já existente no loteamento Ulisses Guimarães.
Segundo Luiz Gustavo Pavelski, presidente da FUNDEMA, “atualmente esses serviços citados eram prestados por uma empresa terceirizada, sendo que e com esta aquisição a Prefeitura passa a ter estrutura necessária para a realização deste serviço, diminuindo gastos e agilizando o trabalho”, relata.
            O caminhão custou R$ 169 mil e o tanque R$ 134 mil, somando cerca de R$ 320 mil.


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FUNDEMA planta flores de verão nos trevos da cidade


             Desde o início de setembro a Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) vem preparando e plantando a safra de flores de verão nos trevos de Caçador. Devido ao Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) houve um atraso no planejamento, uma vez que os funcionários da FUNDEMA, junto com a Infraestrutura trabalharam nas obras das competições do JASC. Este ano as inovações nos trevos serão as flores: begônia, galhardia coleus e cineraria  
            Além destas, as espécies de tagetão, sálvia, Alisson, petúnia, boca de leão e zinia, estão distribuídas nos mais variados trevos da cidade. A FUNDEMA pede para que os cidadãos cuidem das plantações e evitem arrancá-las ou danificá-las.
            Segundo Luiz Gustavo Pavelski, presidente da FUNDEMA outro fator que atrapalhou as plantações foi imprevisto na estação. “Este ano tivemos uma geada tardia, que prejudicou o desenvolvimento das mudas no horto florestal, inclusive matando algumas espécies. Mas agora as equipes da FUNDEMA já retornaram com suas atividades rotineiras e estão obedecendo novamente o planejamento da Fundação. Sendo que logo as flores voltarão a embelezar o município",relata.






quinta-feira, 8 de novembro de 2012

FUNDEMA na ciclovia


Nesta quinta-feira (8) a equipe da Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) esteve na ciclovia cortando a grama do local. Mensalmente a FUNDEMA realiza as manutenções nos locais da cidade, arrancando matos, cortando gramas e arrumando estruturas.


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Iniciam competições do JASC


Na manhã desta quarta-feira (7) iniciaram as competições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Entre as modalidades esta o Atletismo que compete nas dependências da Pista Olímpica, que foi reformada e estruturada pelas equipes da Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) e pela Secretaria de Infraestrutura. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Gatos para adoção

Estes lindo gatos estão a procura de um dono que lhes deem carinho e atenção. Interessados ligar: 8417-2432 falar com Patrícia.

Fêmea

Macho


Pista de BMX recebe finalizações


Equipes da Infraestrutura e Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) trabalharam nas finalizações da pista de BMX, localizada próximo ao Moto Clube de Caçador. A Pista será utilizada para competições de Bicicross dos Jogos Abertos de Santa Catariana (JASC), que inicial nesta terça-feira (6) em Caçador.



            Os detalhes finais da pista foram acompanhados pelo engenheiro que a projetou. “O trabalho foi realizado no final de semana, devido as chuvas que haviam acontecido durante a semana e a presença do engenheiro que apontou os detalhes e assim ajudou no trabalho de toda a equipe”, relata Denise Chiarello, secretária da Infraestrutura. 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pista Olímpica quase pronta para o JASC


As obras na Pista Olímpica estão aceleradas, os trabalhos estão em fase de finalização, sendo que restará somente detalhes nos próximos dias. A equipe da Infraestrutura e Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) estão realizando os trabalhos no local.
          Segundo a secretaria da Infraestrutura, Denise Chiarello, não haverá necessidade de trabalhar durante o final de semana. “Vamos esperar as obras secar bem, para segunda-feira (5) retomarmos com os detalhes que faltam para a conclusão”, relata.